Com a evolução da ciência e tecnologia, a expectativa de vida tem aumentado, esperamos morrer cada vez mais tarde. Contudo, o grande desComo deixar os cabelos grisalhos em etapas sem precisar cortar? Veja dicas  | Beleza | iGafio é melhorar para além da quantidade de anos vividos. É preciso pensar também na qualidade de vida desses “novos” anos que vamos ganhando. A sociedade precisa se reformular, não estamos preparados para sermos velhos, mas sim estimulados pela busca da eterna juventude, o que ainda é acentuado no caso das mulheres. Eu que o diga...

Apesar disso, podemos observar uma pequena onda de mudanças sobre esse tema. Os cabelos grisalhos que antes eram tidos como sexy para os homens e “desleixo” para as mulheres, hoje começam a abrilhantar a cabeça delas também. Já era hora, afinal! Não diria que já é aceito e visto com bons olhos de maneira geral, mas é um começo para normalizar nosso processo de envelhecimento. O envelhecer é algo que não precisa ser escondido, mas aceito e com orgulho. Ser velho é lindo!

Para além da estética, outra problemática que vemos é como podemos manter essa parcela da população em atividade, em movimento, em vida. Considerando que consigam se aposentar (pois aí já é uma questão para os velhos futuros), o que os velhos de hoje podem fazer com seu tempo livre? Algumas pessoas, mesmo aposentadas, continuam a trabalhar, pois não conseguem ficar sem fazer nada, apresentam sentimento de inutilidade e em alguns casos chegam a ficar deprimidas. Acontece que poderiam e podem fazer tantas outras atividades que não seja um dever a cumprir, pois já tiveram toda uma vida dedicada ao trabalho.

Em muitos locais já se encontram políticas públicas voltadas ao lazer, socialização e cuidados com o idoso. São práticas muito interessantes, além dos espaços nas universidades, os jogos e games desenvolvidos para essa faixa etária, e os tão conhecidos bailes da terceira idade, até os famosos bingos, dentre outros. Embora sejam propostas bem interessantes, o alcance na população ainda é ínfimo. Escuto bastante a respeito de cuidados quando o idoso precisa de um cuidador (profissional), ou até a necessidade de ir para uma casa de repouso, o que pode ser super válido dependendo do nível de cuidados necessários. Contudo, pouco ouço falar a respeito de práticas de saúde que não seja ausência de doença. Não ouço tanto sobre a saúde como a promoção de uma melhor qualidade de vida. Existe, mas precisamos ampliar as discussões e práticas a respeito do envelhecer, pois isso vai acontecer, ou melhor, está acontecendo com todo mundo.

Sim, você está ficando velh@.

Relaxa, eu também! ;)

jul/2022